Notícias

A importância da logística para as empresas de transporte de mercadoria

O que você acha que um cliente pensará quando for à alguma loja procurando um produto e ele não esta lá? Ou se pediu um produto pela internet e o mesmo demora para chegar ou até não chega? Pensará muito mal, e aí a situação ficará feia tanto para as lojas, para os fornecedores e para as transportadoras. É aí que entra o papel da logística em qualquer empresa: garantir que tudo está no lugar certo na hora certa!

logs

Para garantir a eficiência de seus negócios, muitas empresas usam logística como diferencial competitivo para se manterem no mercado e a frente de seus concorrentes. Planejam e coordenam suas ações de forma integrada: desde o fornecimento da matéria-prima até a certeza de um bom atendimento ao cliente. É preciso ver a logística como uma aliada para o crescimento de resultados, diminuição de custos e, também, de atendimento aos clientes, contribuindo para que se fidelizem. De certa forma, a logística pode ser definida como: Todo esforço realizado pela corporação para que o cliente receba a mercadoria, no prazo, dentro das especificações pedidas, com o valor correto, com as condições de pagamento corretas.

Por isso, ter uma estratégia logística pode fazer uma grande diferença para a sua empresa/serviço! O transporte de mercadorias sempre foi necessário e continua sendo muito utilizado para disponibilizar produtos onde existe a demanda, dentro do prazo adequado às necessidades do comprador. E mesmo com os avanços tecnológicos que permitem a troca de informações em tempo real, o transporte não se tornou obsoleto e continuará sendo importantíssimo para que o principal objetivo logístico seja cumprido: o produto entregue corretamente, na quantidade, hora e endereço certos pelo menor custo.

Para otimizar a logística de transporte, especialistas aconselham a fazer investimentos em tecnologia de informação que auxiliam para suprir as necessidades das empresas oferecendo melhor planejamento e controle da operação, assim como a busca por soluções inteligentes que auxiliem na redução nos custos. O transporte é realmente o diferencial competitivo na logística e além de usar soluções e ferramentes tecnológicas para conseguir vantagens e lucros, é, também, preciso investir em mudanças na empresa que podem colaborar para otimizar o processo de transporte e entregas. Veja algumas dicas:

Crie normas e treinamentos: Consiga consistência nas operações com uma equipe mais objetiva. Procure treiná-la, assim você elimina dúvidas normais e otimiza o processo de entrega. Treine e invista em seus talento. Funcionários capacitados são fundamentais para a eficiência da empresa.

Organize o processo de entrega: Tenha processos bem definidos desde o início das operações, a centralização dos pedidos, ao carregamento dos caminhões e a entrega. A organização do armazém para encontrar as mercadorias de forma mais fácil, também contribui bastante para agilizar a entrega.

Controle as operações e registros: Registre os resultados obtidos e acompanhe as operações em execução, assim você poderá saber os ofensores de adversidades que acontecem, dando a você a oportunidade de reverter ou gerenciar determinados fatores que podem prejudicar a sua logística.

Avalie os resultados: Utilize indicadores que mostrem o nível de eficiência de sua operação. Meça a produtividade da frota e gere relatórios completos para medir a eficiência de sua empresa.

A logística está diretamente ligada ao desempenho da empresa, então invista nisso e veja seus resultados crescerem!