Notícias

Qual a importância dos KPIS em logística?

Uma necessidade que é cada vez maior no mundo dos negócio é manter a empresa competitiva. Para que isso aconteça, é essencial contar com dados precisos. Afinal, essas informações são fundamentais para gerenciar e administrar uma companhia de forma estratégica e segura. E uma das principais formas de fazer isso é utilizando KPIS em logística. Mas como saber se esse investimento é interessante para o seu negócio? A seguir mostramos inúmeras aplicações e vantagens que essas métricas oferecem.

O que são KPIS em logística?
A sigla KPIS vem do inglês e significa Key Performance Indicator. Ao ser traduzido, o termo se refere a Indicadores-chaves de desempenho. Na prática, os KPIS em logística dizem respeito às métricas utilizadas para avaliar a eficiência da empresa. Esses dados podem ser utilizados para gerenciar diversos processos, ajudando o gestor a administrar o negócio da melhor forma possível.

 

Quais são as aplicabilidades?
Os KPIS em logística normalmente tem o objetivo comum de auxiliar a empresa a cumprir metas. Nesse sentido, essa ferramenta pode ser aplicada na administração do estoque, vistoria de custo de fretes, avarias e reentregas, controle das finanças e comparação entre os pedidos recebidos, atendidos e seu tempo de conclusão, por exemplo.

 

Quais são suas vantagens?
Como os KPIS podem ser utilizados para metrificar vários processos, seus benefícios também são inúmeros. No que diz respeito às contas, por exemplo, a utilização desse sistema permite a análise dos lucros e dos resultados das vendas. Dessa forma, é possível não apenas controlar, mas também diminuir custos e melhorar as finanças. O estoque é outro setor que pode ter várias melhorias com o uso dos KPIS. Afinal, eles permitem a gestão de tudo o que entra e sai. Com isso, o responsável compreende quais produtos possuem maior demanda, podendo realizar compras estratégicas, evitando que falte qualquer item.
E não é apenas no interior da empresa que essas métricas podem fazer a diferença. Com uma administração mais eficiente de todos os processos, a rapidez, a qualidade dos serviços e atendimentos também são aprimorados. Como resultado, cresce também o interesse do público, a demanda e a competitividade do negócio. Ou seja, ao somar todas essas melhorias, a empresa ainda eleva o número de vendas e o lucro.

 

Qual é a importância dos KPIS em logística?
Além dos benefícios citados anteriormente, a principal vantagem dos KPIS em logística é a facilidade que esse sistema oferece em compreender e manter os dados da empresa organizados. Com isso, as métricas se mantém fiéis à realidade, evitando a possibilidade de erros. Sendo assim, o gestor consegue acompanhar o andamento das inúmeras atividades que envolvem o negócio, com informações concretas sobre os resultados. Dessa forma, ele pode tomar decisões de forma mais rápida e segura.